Linhagem fresca: tesouros e transmissão histórica
Na tradição nyingma, há duas formas principais de transmissão dos ensinamentos, via tesouros revelados e pela linhagem oral. O que é realmente a transmissão por tesouros revelados, e qual a relação dela com a visão historicista e a linhagem oral?
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O mapa do tesouro do Buda da perna de pau
◦ mp3 do podcast.
◦ Hidden Teachings of Tibet: An Explanation of the Terma Tradition of Tibetan Buddhism, livro de Tulku Thondup na amazon.com.br
◦ O Caminho do Meio, trecho traduzido do livro acima, com adaptações, por Padma Dorje
◦ A invenção do budismo “mais antigo”, vídeo no Canal Tendrel
◦ Em busca do “budismo original”, texto de Padma Dorje em tzal.org
◦ Taxonomias do Darma do Buda, texto de Padma Dorje em tzal.org
◦ Várias formas de classificar o budismo, vídeo no Canal Tendrel
◦ O Theravada é o hinayana?, vídeo no Canal Tendrel
◦ Mais sobre os três yanas, vídeo no Canal Tendrel
◦ Mahayana e vajrayana, vídeo no Canal Tendrel
◦ Por que há tantas tradições budistas?, vídeo no Canal Tendrel
◦ O vajrayana surgiu de sincretismo?, vídeo no Canal Tendrel
◦ Rime, o movimento não sectário, vídeo no Canal Tendrel
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Arya Nagarjuna
A figura mais importante no budismo depois do próprio Buda, que elevou termos como “vacuidade”, “interdependência” e “caminho do meio” ao léxico comum budista.
Pureza do darma, cinismo e devoção
Algumas formas de pensar humanistas ou seculares não consideram possível uma pessoa atingir a remoção completa de seus defeitos e a expressão completa de suas qualidades, sem falha alguma. As pessoas que guardam essa ideia como dogma não são bons candidatos ao refúgio budista. E, em particular, provavelmente não são o público alvo do vajrayana.
É adequado evitar certas pessoas?
De modo geral a prática de compaixão é essencial, desde que você seja capaz de realmente beneficiar os seres. Se você vai se prejudicar ou aos outros, melhor se afastar.
Rime, o movimento não sectário
No séc. XIX alguns lamas defenderam abertamente as visões minoritárias produzindo edições de textos e mantendo transmissões de tradições a vias de desaparecimento, seja por perseguição, seja por enfraquecimento interno. Como é que muitas vezes, ao ser não sectário, somos acusados de sectarismo? Como é que muitas vezes ao sermos supostamente isentões, estamos na verdade nos comprometendo com um dos lados?
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